24 de novembro - ÁRVORE FLAMBOYANT
No final de cada ano as ruas e parques ficam mais coloridos, em vermelho intenso, que vem da coloração das flores das lindas árvores de Flamboyant. Este nome se origina do francês, que significa flamejante, derivando do Latim flamma, chama, labareda. Justamente por sua copa toda vermelha parecer ao longe que está pegando fogo.
A árvore Flamboyant é considerada uma das mais belas do mundo, com sua copa grande e em forma de guarda-chuva.
É uma árvore muito antiga, originária da Ilha de Madagascar e de ilhas do Oceano Pacífico. "As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil no início do século 19, na época de Dom João VI e se adaptaram bem ao solo e clima brasileiros".
Flamboyant ou Flamboiã
Árvore-flamejante, Flor-do-paraíso, Acácia-rubraPau-rosa
Nome científico: Delonix regia
Família: Fabaceae
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Flamboyant
"O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.
As inflorescências, em racemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.
As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superficie, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios. Como é tolerante a salinidade do solo pode ser utilizada no litoral também."
fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/flamboyant-delonix-regia.html