Translate

terça-feira, 24 de novembro de 2015

24 DE NOVEMBRO - ÁRVORE FLAMBOYANT









 24 de novembro - ÁRVORE FLAMBOYANT

No final de cada ano as ruas e parques ficam mais coloridos, em vermelho intenso, que vem da coloração das flores das lindas árvores de Flamboyant. Este nome se origina do francês, que significa flamejante, derivando do Latim flamma, chama, labareda. Justamente por sua copa toda vermelha parecer ao longe que está pegando fogo.
A árvore Flamboyant é considerada uma das mais belas do mundo, com sua copa grande e em forma de guarda-chuva.
É uma árvore muito antiga, originária da Ilha de Madagascar e de ilhas do Oceano Pacífico. "As primeiras mudas foram trazidas para o Brasil no início do século 19, na época de Dom João VI e se adaptaram bem ao solo e clima brasileiros".



Flamboyant ou Flamboiã
Árvore-flamejante, Flor-do-paraíso, Acácia-rubraPau-rosa
Nome científico: Delonix regia
Família: Fabaceae




Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig

Fotografia Denise G. O. Ludwig


Flamboyant

"O flamboyant é considerado uma das árvores mais belas do mundo, devido ao colorido intenso de suas flores. Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla, em forma de guarda-chuva, e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore. As folhas são bipinadas (recompostas) formadas por 10 a 15 pares de folíolos, cada um dos quais contém 12-20 pares de folíolos oblongos e sésseis.
As inflorescências, em racemos, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes, vermelhas ou alaranjadas. Cada flor apresenta cálice com 5 sépalas e corola de 5 pétalas, com longos estames. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, e ficam marrons quando maduros. A floração ocorre na primavera e verão. Ocorre ainda uma variedade de flamboyant chamada “Flavida”, que possui as flores completamente amarelas.
As raízes do flamboyant são bastante agressivas, com parte delas acima da superficie, tornando-a imprópria para a ornamentação de calçadas, ruas ou próximo à tubulações de água, esgoto, paredes e até mesmo fiação elétrica. Sua beleza se destaca quando plantada isolada ou em pequenos grupos em áreas extensas, como parques, praças e jardins extensos de residências, indústrias e sítios. Como é tolerante a salinidade do solo pode ser utilizada no litoral também."
fonte: http://www.jardineiro.net/plantas/flamboyant-delonix-regia.html


domingo, 8 de novembro de 2015

08 DE NOVEMBRO - PIMENTAS VERMELHAS - DEDO DE MOÇA- PIMENTA BIQUINHO - HABANERO - CAPSICUM CHINENSE - CAPSICUM BACCATUM







08 de Novembro - PIMENTAS VERMELHAS - DEDO-DE-MOÇA - PIMENTA BIQUINHO - HABANERO

As Pimentas Vermelhas são nutritivas e ótimas para a saúde, desde as mais suaves às mais picantes. Além de vitaminas elas possuem a "capsaicina", o componente que dá ardência às pimentas e que age como ativo analgésico, anti-inflamatório, anti-oxidante e anticancerígeno.
A Pimenta Habanero é o tipo mais recente que conheci e apesar de ter um alto grau de ardência é bem aceita em vários pratos culinários.
Deve-se ter cuidado ao manusear as pimentas, lavando bem as mãos depois de cortá-las. Uma ótima dica é passar antes um pouco de óleo nas mãos, diminuindo o contato com a pele.

Utilizo muito a pimenta Dedo-de-Moça para vários pratos, inclusive o feijão que realça seu sabor. A utilização das pimentas e outros condimentos, é uma ótima alternativa para substituir ou diminuir o consumo do sal.


Pimenta Dedo-de-Moça
Nome científico: Capsicum baccatum
Família: Solanaceae













A Floração da Pimenteira











Pimenta Biquinho
Pimenta-de-bico, Pimenta-de-cheiro
Nome científico: Capsicum chinense
Família: Solanaceae











Pimenta Vermelha Habanero
Pimenta mexicana, Chile habanero, 
Nome científico: Capsicum chinense
Família: Solanaceae








Benefícios da Pimenta

"Benefícios da Pimenta na Perda de Peso: A Pimenta podem ser consumida em uma quantidade moderada para Perda de Peso. Ela é pobre em calorias e contém capsaicina, que ajuda a aumentar a taxa de digestão e também ajuda na redução de gordura. Além disso, a pimenta ajuda na estimulação da produção de saliva, que auxilia no processo de desintegração de alimentos e de digestão.

Benefícios da Pimenta para o Coração: A Pimenta podem ser consumida afim de melhorar a saúde do coração. Isto porque a pimenta é rica em capsaicinoides, que ajuda a reduzir o colesterol no organismo. Eles auxiliam na quebra do colesterol e ajuda a eliminá-los. Além disso, a pimenta também ajuda no bloqueio da ação de um gene que pode dificultar o fluxo de sangue nas artérias. Ele bloqueia a ciclooxigenase-2, que pode contrair os músculos ao redor dos vasos sanguíneos. 

Pimenta é um excelente Anti-Inflamatório: A Pimenta podem ajudar na redução de inflamação. Isso ajuda a limitar a ação de neuropéptido, que é responsável por processos inflamatórios. A capsaicina pode ajudar a restringir a doenças como a artrite.

Melhora a imunidade: A Pimenta é rica em vitamina A, que é conhecida como a vitamina anti-infecção. Ela pode ajudar a manter a membrana mucosa saudável. Além disso, a pimenta mantém o sistema digestivo ativo e faz com que o trato urinário eficiente quando consumidos com moderação. A pimenta também é boa para o congestionamento nasal, uma vez que ajuda a estimular a eliminação da secreção de muco.

Benefícios da Pimenta para Diabéticos: A diabetes podem ser reduzida com o seu consumo. Os pesquisadores descobriram que a pimenta reduz a necessidade de insulina para diminuir o nível de açúcar no sangue. Além de que a hiperinsulinemia podem ser reduzida em pacientes que sofrem de diabetes tipo 2.

Benefícios da Pimenta Contra o Câncer: Objeto de pesquisa, a pimenta é conhecida por ser eficaz contra câncer de próstata. A capsaicina ajuda a destruir células cancerosas sem danificar as células saudáveis. Eles ajudam a diminuir o nível de PSA, que é um dos principais motivos para o câncer de próstata.


Outros Benefícios da Pimenta:
A Pimenta podem auxiliar na prevenção de úlceras de estômago, uma vez que ajuda a matar as bactérias nocivas. Ela podem promover o crescimento do cabelo, uma vez que aumenta a circulação sanguínea. A capsaicina e isoflavona encontrada na pimenta são conhecidos por contribuir para o crescimento saudável do cabelo."
Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-da-pimenta-para-saude/

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

04 DE NOVEMBRO - TAMARA - TAMAREIRA - FLOR - FRUTA







04 de Novembro - TÂMARA - TAMAREIRA - FLOR - FRUTA

A árvore da fruta Tâmara, a Tamareira, é uma palmeira antiquíssima, originária do Oriente Médio. Seu nome em inglês é "Palm Tree", a "Árvore Palmeira".
Logo após seu florescimento, os frutos da tamareira nascem em vários cachos.
A Tâmara é uma fruta muito nutriente e rica em Ferro, que ajuda no combate da anemia. Também é rica em minerais, contendo potássio, ótimo para quem tem pressão alta e contém magnésio que é um anti inflamatório natural. Possui também várias vitaminas, como a Tiamina, a A e K.



Tâmara
Palmeira-de-tâmara, Fênix-de-tâmara
Nome Científico: Phoenix dactylifera
Família: Arecaceae





















Propriedades e Benefícios da Tâmara

"As frutas secas costumam ser usadas para complementar pratos ou como lanches leves, mas, além da relevância gastronômica, as versões desidratadas dos alimentos fazem bem para a saúde. Os hipertensos, por exemplo, podem considerar a tâmara um poderoso remédio natural contra a pressão alta.
O poder medicinal da tâmara seca se deve a grande concentração de potássio presente no alimento. Essa substância ajuda a regular os níveis de sódio no organismo, que é o principal responsável por problemas de pressão."

Ela é igualmente abundante em cobre, magnésio e cálcio, sendo, portanto, prescrita para a faixa etária infantil e para praticantes de esportes.

"Outro ponto positivo é que, além de possuir um agente regulador de minerais, a tâmara tem pouco sódio em sua estrutura. A cada 100g do alimento, apenas dois miligramas de sódio são encontrados, o que reforça ainda mais o poder da fruta contra a hipertensão.
A tâmara faz bem para quem sofre com o intestino preso, pois é rica em fibras e ajuda a regular o funcionamento do órgão. As fibras também são aliadas dos diabéticos, pois auxiliam no controle da quantidade de açúcar do sangue.
Os atletas também podem usufruir das qualidades do alimento, pois ele é rico em proteínas, que ajudam a aumentar a massa muscular. Vale ressaltar que, mesmo sendo uma fruta saudável, a tâmara é bastante calórica – 282 kcal a cada 100g – e precisa ser consumida com moderação."
Fonte: http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2134/tamara-faz-bem-para-hipertensos



terça-feira, 4 de agosto de 2015

04 DE AGOSTO - ABÓBORA - FRUTO - FLOR - CUCURBITA






04 de Agosto - ABÓBORA - FRUTO - FLOR

A Abóbora é um fruto de cores e formatos diferentes.
O gênero Cucurbita inclui várias espécies de Abóboras. As mais conhecidas são: 
Cucurbita Maxima - Abóbora Moranga ou Abóbora Grande
Cucurbita Moschata - Abóbora Amarela, Comum
Cucurbita Pepa - Abobrinha
E a híbrida Cucurbita maxima x Cucurbita moschata - Abóbora Cabotia ou Abóbora Japonesa




Abóbora
Abobra, Jerimum, Abóbora-amarela, Abóbora-grande, Abóbora-moranga
Nome científico: Cucurbita
Família: Cucurbitaceae



















Abóbora - Benefícios para a Saúde

"Abóbora contém baixas calorias vegetais. 100 g de abóbora fornece apenas 26 calorias e não contém gorduras saturadas ou colesterol, no entanto, é rica em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais, vitaminas. O vegetal de abóbora é um dos itens alimentares recomendados por nutricionistas no controle do colesterol e para a redução de peso.
Abóbora é um celeiro de muitas vitaminas antioxidantes como a vitamina-A, vitamina C e vitamina-E.
Com 7.384 mg por 100 g, é um dos vegetais na família Cucurbitaceae apresentando níveis mais altos de vitamina-A , fornecendo cerca de 246% do RDA . A vitamina A é um poderoso anti-oxidante natural e é exigido pelo organismo para manter a integridade da pele e membranas de muco. Também é uma vitamina essencial para a boa vista visual. Os estudos sugerem que alimentos naturais ricos em vitamina A ajuda a proteger o corpo contra o câncer de pulmão e da cavidade oral.
A abóbora é uma excelente fonte de diversos poli-fenólicos compostos flavonóides naturais, tais como α, carotenos ß, criptoxantina, luteína e zea-xanthin. Carotenos converter em vitamina A no interior do corpo. Zea-xanthin é um anti-oxidante natural que possui os raios UV (ultra-violeta) ações de filtragem na mácula lútea na retina dos olhos. Assim, ajuda a proteger contra a “doença macular relacionada à idade” (DMRI) em idosos.
O vegetal de abóbora é uma boa fonte de grupo do complexo B de vitaminas como folato, niacina, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantotênico.
Ela também é rica fonte de minerais, como cobre, cálcio, potássio e fósforo."
Fonte: http://formasaudavel.com.br/abobora/





Sementes da Abóbora


"As sementes de abóbora são uma excelente fonte de fibras alimentares e ácidos gordos mono-insaturados, que são bons para a saúde do coração. Além disso, as sementes são fontes concentradas de proteínas, sais minerais e vitaminas que beneficiam a saúde. Por exemplo, com 100 g de sementes de abóbora fornecer 559 calorias, 30 g de proteína, 110% de RDA, de ferro, 4,987 mg de niacina (31% RDA), selénio (17% da DDR), zinco (71%) , etc, mas sem colesterol.
Além disso, as sementes da abóbora são uma excelente fonte de aminoácido triptofano . O triptofano é convertido para o GABA no cérebro."
Fonte: http://formasaudavel.com.br/abobora/