23 de Março - ORQUÍDEAS CATTLEYA AMARELA E CHUVAS DE OURO ONCIDIUM
Uma manhã de sol, depois de um dia chuvoso, observo no tronco de uma árvore vizinha, que floresceram várias orquídeas amarelas.
Lembro-me que fotografei, há algumas semanas, uma outra orquídea, bem grande de um amarelo bem intenso.
Orquídea Chuva-de-Ouro - Oncidium
"Oncidium é um gênero de orquídeas largamente distribuídas do México ao sul da América do Sul. Chuva-de-ouro é um dos nomes popularmente utilizados no Brasil para designar um grande grupo de espécies de orquídeas, outrora pertencentes ao gênero e diversos outros gêneros de flores semelhantes. A principal característica deste gênero é a presença de um calo situado na base do labelo da flor.
As flores dos Oncidium, no entanto, podem ser amarelas, marrons, verdes, alaranjadas, brancas, róseas e não raramente tigradas. Outra característica presente em grande parte das espécies é que as pétalas e sépalas são bastante pequenas em relação ao labelo. Na maioria epífitas, seus pseudobulbos em grande parte das espécies são ovalados e achatados."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oncidium
Orquídea Cattleya
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Fotografia Denise G. O. Ludwig |
Orquídea Cattleya
"Cattleya é um gênero de orquídeas de flores grandes e vistosas, muito popular, com inúmeros híbridos intergenéricos, amplamente disponíveis no comércio, que exercem enorme apelo e adaptam-se bem à coleções mistas de orquídeas. Tradicionalmente Cattleya era formado por cerca de 50 espécies mas, em 2008, teve seu conceito ampliado para incluir as espécies anteriormente classificadas em outros gêneros tais como Laelia, e Sophronitis."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cattleya
Cultivo de Orquídeas
Orquídeas são todas as plantas que compõem a família Orchidaceae, uma das maiores famílias de plantas existentes. Apresentam muitíssimas e variadas formas, cores e tamanhos e existem em quase todos os continentes, mas é predominante nas áreas tropicais.
Em sua maioria são epífitas, e isto significa que elas crescem sobre as árvores, usando suas estruturas, como tronco, somente de apoio para buscar luz, não são plantas parasitas, pois se nutrem apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. O restante de espécies de orquídeas, podem ainda ser terrestres, ou mesmo rupículas (de crescimento em cima de pedras).
Obrigada pela escolha da segunda foto! Foi tirada em 2010 no quintal da minha no Rio de Janeiro. Gosto muito de orquídeas.
ResponderExcluirOlá Monique Brito. Agradeço por poder compartilhar. Também gosto muito de orquídeas e suas inúmeras espécies.
ExcluirUm abraço,
Denise Ludwig