22 de Maio - ALCACHOFRA - PLANTA - FLOR
Ela é uma planta exótica, com certeza. Mas afinal, a Alcachofra é uma flor ou um fruto ou um legume? Na realidade ela é um botão de flor fechado, uma flor imatura. Sendo assim seu consumo para alimentação deve ser antes desta flor se abrir, na inflorescência da planta. Então sua parte mais comestível é o miolo, a parte carnuda, que chamamos de fundo ou "coração da Alcachofra", depois da retirada de seus espinhos.
A Alcachofra é super nutritiva e tem propriedades medicinais.
Alcachofra é uma flor pertencente ao grupo Angiospermas.
Quando a flor se abre já não pode ser consumida.
O nome Alcachofra tem origem árabe e significa literalmente flor espinhosa.
Alcachofra
Cachofra ou Alcachofra Hortense
Nome científico: Cynara cardunculus
Família: Asteraceae
Alcachofra
Propriedades Nutrientes
"Consumida de variadas maneiras a alcachofra é muito nutritiva contendo grandes quantidades de vitamina A, vitamina B, vitamina B5, vitamina C, cobre, cálcio, enxofre, iodo, ferro, fósforo, zinco, potássio, sódio e manganês. Além disto, também é considerada uma planta com propriedades medicinais. Ela atua como tônico digestivo, diurética, estomáquica, hepatoprotetora, laxativa (não irrita a mucosa dos intestinos), hipoglicemiante, depurativa e é eficaz na redução do colesterol ruim. Por conter uma substância denominada cinarina (componente químico ativo que confere sabor amargo), a alcachofra estimula o aumento do fluxo biliar, melhorando as funções do fígado e consequentemente prevenindo várias doenças hepáticas. A alcachofra também tem sido muito eficaz no combate as gorduras, por isto ela esta inclusa em muitas dietas para perda de peso. No entanto, mulheres grávidas e pessoas alérgicas a alcachofra devem evitar o seu consumo."
Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/alcachofra/
Descrição
"A alcachofra é um botão de flor fechado, proveniente de uma planta-tipo cardo. Cada botão verde em forma de cone apresenta várias secções: As pontas das folhas duras que a cobrem não são comestíveis, mas são carnudas e tenras na base. O centro (ou barba) não é comestível e está fechado num cone de folhas imaturas. O miolo é uma base carnuda e é a parte comestível de uma alcachofra grande.
As alcachofras variam muito de tamanho. No entanto, as diferenças não se relacionam com qualidade ou maturação. São determinadas pela parte do caule onde os botões crescem. As alcachofras grandes são as que crescem no caule central e têm forma cilíndrica.
Como consumir
Existem várias formas de consumir alcachofra. Cruas, cozinhadas, servidas inteiras ou reduzidas a miolo. Podem ser cozidas em água ou a vapor, fritas ou transformadas em chá.
Para comê-las cruas, devem retirar-se os pequenos espinhos no fundo das folhas. Quando as cozinhar não é necessário, visto que amolecem com a fervura. Corte cerca de dois centímetros da ponta da alcachofra. Puxe as folhas mais pequenas em direção ao caule. Corte o restante caule, mantendo também cerca de dois centímetros na alcachofra.
Para cozinhar também os caules, descascar a camada exterior fibrosa e amarga e juntar com as alcachofras.
Em todo o mundo, são cultivadas 50 variedades diferentes de alcachofra. Contudo, só a verde é cultivada para comercialização."
Fonte: http://www.fiel.pt/pt/catalogo/legumes-exoticos/alcachofra/?tab=2&