Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

04 DE NOVEMBRO - TAMARA - TAMAREIRA - FLOR - FRUTA







04 de Novembro - TÂMARA - TAMAREIRA - FLOR - FRUTA

A árvore da fruta Tâmara, a Tamareira, é uma palmeira antiquíssima, originária do Oriente Médio. Seu nome em inglês é "Palm Tree", a "Árvore Palmeira".
Logo após seu florescimento, os frutos da tamareira nascem em vários cachos.
A Tâmara é uma fruta muito nutriente e rica em Ferro, que ajuda no combate da anemia. Também é rica em minerais, contendo potássio, ótimo para quem tem pressão alta e contém magnésio que é um anti inflamatório natural. Possui também várias vitaminas, como a Tiamina, a A e K.



Tâmara
Palmeira-de-tâmara, Fênix-de-tâmara
Nome Científico: Phoenix dactylifera
Família: Arecaceae





















Propriedades e Benefícios da Tâmara

"As frutas secas costumam ser usadas para complementar pratos ou como lanches leves, mas, além da relevância gastronômica, as versões desidratadas dos alimentos fazem bem para a saúde. Os hipertensos, por exemplo, podem considerar a tâmara um poderoso remédio natural contra a pressão alta.
O poder medicinal da tâmara seca se deve a grande concentração de potássio presente no alimento. Essa substância ajuda a regular os níveis de sódio no organismo, que é o principal responsável por problemas de pressão."

Ela é igualmente abundante em cobre, magnésio e cálcio, sendo, portanto, prescrita para a faixa etária infantil e para praticantes de esportes.

"Outro ponto positivo é que, além de possuir um agente regulador de minerais, a tâmara tem pouco sódio em sua estrutura. A cada 100g do alimento, apenas dois miligramas de sódio são encontrados, o que reforça ainda mais o poder da fruta contra a hipertensão.
A tâmara faz bem para quem sofre com o intestino preso, pois é rica em fibras e ajuda a regular o funcionamento do órgão. As fibras também são aliadas dos diabéticos, pois auxiliam no controle da quantidade de açúcar do sangue.
Os atletas também podem usufruir das qualidades do alimento, pois ele é rico em proteínas, que ajudam a aumentar a massa muscular. Vale ressaltar que, mesmo sendo uma fruta saudável, a tâmara é bastante calórica – 282 kcal a cada 100g – e precisa ser consumida com moderação."
Fonte: http://www.bolsademulher.com/medicina-alternativa/2134/tamara-faz-bem-para-hipertensos



8 comentários:

  1. A tempos eu não provava uma fruta destas simplesmente "DELICIOSA"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Carlos. Sim, esta fruta é deliciosa e super nutritiva.
      Obrigada por deixar comentário.

      Excluir
  2. Olá!! A fruta da tâmara fresca dificilmente achará. Em alguns mercados costumo comprar sempre a fruta seca. Desta forma é até mais nutritiva e muito saborosa.

    ResponderExcluir
  3. finalmente tenho meu terreno para fazer o meu sitio...e o priemiro passo é escolher e plantar logo os frutas..eu conheci tamara..alias provei..ha uns 2 anos...maravilhosa...mas vi que demora muuuuuuuuuuuito pra dar frutos, reza a lenda que antes levava mais de 50 anos na epoca biblica...nao sei hoje.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jota Oliver. Felizmente a tamareira não demora tantos anos para dar frutos, como antigamente. Mas com ou sem lenda, demora bastante de qualquer forma, uns quatro anos para frutificar. Boas plantações e colheitas para você em seu sítio.
      Abaixo o link de um site com algumas informações sobre cultivo da Tamareira.
      http://www.tamaras.com.br/tamareiras.html

      Excluir
  4. tenho uma vizinha libanesa que disse que podemos plantar a semente da tâmara seca, que ela frutifica. é isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Sim, dá para plantar a semente. Só que demora muito tempo para a Tamareira crescer e em média uns quatro anos para dar frutos. Tive a experiência de plantar três sementes da tâmara seca, oriundas do Oriente Médio e somente uma brotou, mas está demorando muito para se desenvolver. É um tipo de árvore que necessita muita paciência. Boa sorte em seu cultivo.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada.