Translate

sábado, 20 de junho de 2015

20 DE JUNHO - CEREJEIRA - CEREJA - FRUTA - FLOR - SAKURA - PRUNUS SERRULATA






20 de Junho - CEREJEIRA - CEREJA - FRUTA - FLOR

A Cerejeira é uma das árvores que possui as mais bonitas frutas e flores. 
As "Cerejeiras em Flor" são famosas em muitos lugares de clima mais frio, inclusive no Brasil. Porém é no Japão que fazem parte da cultura sendo a flor símbolo do país. A floração do Sakura, como é chamada a cerejeira japonesa, é tradicionalmente comemorada para marcar o início da primavera.
A Cereja além de bonita e saborosa é também rica de nutrientes, vitaminas e minerais. Tem baixa caloria e possui poderosas propriedades antioxidantes. Também contém efeitos potenciais contra doenças crônicas, como por exemplo, artrite e fibromialgia. 




Cerejeiras - Cerejas
Cerejeira-Ornamental, Cerejeira-Branca, Cerejeira-Japonesa, Sakura
Nome científico: Prunus serrulata
Família: Rosaceae














Sakuras - Flores da Cerejeira no Japão - na terra do sol nascente




Pinturas Aquarelas de Artistas Japoneses das Cerejeiras em Flor





Benefícios da Cereja

"A cereja é um dos frutos com menos calorias, no entanto, é uma fonte rica de nutrientes, vitaminas e minerais. Doces com cereja, são embalados com saúde beneficiando compostos que são essenciais para o bem estar.
A cereja é um fruto rico em pigmentos. Estes pigmentos, na verdade, são compostos polifenólicos flavonoides conhecidos como antocianinas glicosídeos. As antocianinas são pigmentos vermelhos, roxo ou azul encontradas em muitas frutas e vegetais, especialmente concentradas em sua pele, conhecida por ter poderosas propriedades antioxidantes.
Estudos científicos têm mostrado que as antocianinas em cerejas são encontrados para atuar como agentes anti-inflamatórios, bloqueando as ações de ciclooxigenase-1, e duas enzimas. Assim, o consumo de cereja tem efeitos potenciais para a saúde contra as doenças crônicas episódios dolorosos como a gota artrite, fibromialgia – condição muscular dolorosa, e lesões esportivas.
Estudos de pesquisa também sugerem que os compostos antioxidantes em cerejas ajudam o corpo humano a lutar contra o câncer, envelhecimento e doenças neurológicas e diabetes pré-condição.
A fruta cereja é rica em melatonina antioxidante estável. A melatonina pode atravessar a barreira hemato-encefálica facilmente e produz efeitos calmantes sobre os neurônios do cérebro, acalmando irritabilidade do sistema nervoso, o que ajuda a aliviar a insônia neurose e dores de cabeça.
Além disso, eles são também boa fonte de minerais, tais como potássio, ferro, zinco, cobre e manganês. O potássio é um mineral saudável para o coração, um componente importante de fluidos celulares e do corpo que regula a frequência cardíaca e a pressão arterial.
Cereja é excepcionalmente rica em flavonoides, promovendo saúde com fenólicos poli anti-oxidantes, como a luteína, zea-xanthin e betacaroteno.  Estes compostos atuam como catadores de proteção contra os radicais livres e espécies reativas de oxigênio – ROS, que desempenham um papel no envelhecimento, câncer e processos de várias doenças.
Anti-inflamatória propriedade da cereja foi encontrada uma eficaz redução de fatores de risco de doenças cardíacas e pela limpeza da ação contra os radicais livres."




2 comentários:

  1. Como posso obter a emente ou é só por mudas que se planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz. Sinto não poder ajudá-lo, pois não conheço o plantio e reprodução da cerejeira. Mas dá para pesquisar no google. Bom cultivo.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada.