Translate

domingo, 12 de abril de 2015

12 DE ABRIL - ÁRVORE FALSA SERINGUEIRA OU FIGUEIRA





12 de Abril - ÁRVORE FALSA SERINGUEIRA OU FIGUEIRA

As árvores Figueiras, conhecidas como Falsas Seringueiras, são encontradas em centros urbanos e geralmente são muito antigas. Muita delas são preservadas como patrimônio local.
É comum encontrarmos algumas seringueiras no centro de algumas praças públicas.
Conheço umas quatro destas árvores que chegam a ser quase centenárias.



Figueiras ou Falsas Seringueiras
Nome científico: Ficus elasticas












As Antigas Árvores Falsas-Seringueiras
Espécie Imprópria para Centros Urbanos

 "A Falsa-Seringueira é uma árvore enorme, originária da Ásia Tropical, comumente plantada em calçadas e áreas verdes das grandes cidades brasileiras.
Em São Paulo, por exemplo, há inúmeras delas bem antigas. Como foram plantadas sem planejamento no século passado, hoje podemos ver velhos exemplares e verificar o quão imprópria é a espécie no ambiente urbano. Seus troncos possuem diâmetros enormes que obstruem calçadas, além de raízes agressivas que comprometem tubulações subterrâneas, meios-fios, ruas, muros e calçadas."



7 comentários:

  1. Realmente essas árvores são de enorme porte! Algumas delas invadem o asfalto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Betão! A maioria destas árvores são centenárias e protegidas por lei ambiental, mesmo que invadam as vias públicas.

      Excluir
  2. Posso usar o látex da seringueira falsa para fazer máscaras e usar no corpo?

    ResponderExcluir
  3. Acho essas árvores lindas, um charme que só as cidades grandes tem.

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo desejava saber o nome dessa arvore, hoje do nada achei esse blog e encontrei fotos lindas e a informação que eu desejava. Muito obrigada! Salvei nos favoritos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, cresci brincando embaixo dessa árvore e só agora soube o nome!! Que sombra! Que cipós! Ah que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida...

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada.