Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

23 de JULHO - ATEMOIA - FRUTA - FLOR - ANNONA ATEMOYA








23 de Julho - ATEMOIA - FRUTA - FLOR

Da família da Fruta do Conde e da Pinha, a Atemoia é uma fruta híbrida, ou seja, é uma mistura de duas frutas: da própria fruta Pinha com a fruta Cherimoia (Annona cherimola) nativa das regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia.
A Atemoia tem mais qualidades do que suas frutas irmãs, sendo ela maior, mais doce e com menos sementes.
Ela é rica em vitaminas, fibras e minerais como o potássio, que ajuda como um vaso-dilatador para pessoas com problemas de hipertensão. É uma ótima fonte de energia e deve ser consumida in natura para melhor aproveitamento de seus nutrientes.


Atemoia
Araticum, Anona, Biribá, Cherimóia, Falsa-graviola, Fruta-do-conde, Fruta-pinha
Nome científico: Annona x atemoya
Família: Annonaceae








 


Floração da Atemoia







Atemoia - Benefícios


É reguladora da pressão: Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, pois esse mineral é vasodilatador. Usado pelo nosso corpo para equilibrar a água, o potássio é também elemento necessário para a contração muscular. Uma dieta rica nesse mineral é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.

Deve ser consumida in natura: O melhor jeito de ingerir a fruta é da forma como a natureza nos mandou, pois assim se preservam os nutrientes. Caso você opte pelo suco, por exemplo, a vitamina C se perderá em cerca de 20 minutos a partir do momento em que a bebida foi preparada. Além disso, as fibras presentes também se quebrarão.

Casca e sementes podem ser aproveitadas: “Se devidamente usadas, não fazem mal à saúde”, explica a nutricionista Juliana Fontes. Embora seja difícil consumir a casca in natura por ser pontiaguda, áspera e não ter um sabor muito agradável. Para isso, ela apresenta uma sugestão: “Pode ser usada para fazer geleia ou até mesmo compota. A casca possui fibras e minerais”. E as sementes? “Ricas também nesses elementos, podem ser trituradas e colocadas sobre iogurtes, frutas, saladas, sorvetes e até mesmo no arroz com feijão”, responde Juliana.

Compre na estação: Já é tempo de atemoia – e o período vai até novembro. Durante a safra de qualquer alimento, sua qualidade nutricional é melhor, apresentando maiores taxas de nutrientes; em especial, as vitaminas e os minerais. “E quanto mais maduro o fruto estiver, maior sua quantidade de nutrientes”, ressalta a nutricionista.

É fonte de energia: A atemoia é fonte de energia (243 calorias em uma unidade de 250 g), sendo indicada para “dar um gás” nos compromissos do dia a dia. Isso se deve à grande quantidade de carboidratos encontrada em sua polpa. “Sendo assim, ela deve ser consumida com moderação, principalmente por quem está tentando controlar os ponteiros da balança”, alerta a nutricionista.

Rica em fibras: As fibras são importantíssimas para o adequado funcionamento intestinal, além de diminuir a absorção de açúcar e de gordura, sendo ideal para quem tem diabetes e/ou colesterol elevado.
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/guia/curiosidades-sobre-a-atemoia/648/#



3 comentários:

  1. Parabéns ! O conteúdo foi bem útil.

    ResponderExcluir
  2. Estou amando conhecer essas arvores. Lindas fotos e informações. Parabéns!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada.