Translate

quinta-feira, 21 de maio de 2015

21 DE MAIO - ALGODOEIRO - ALGODÃO - FRUTO - FLOR








21 de Maio - ALGODOEIRO - ALGODÃO - FRUTO - FLOR

O Algodão vem de um fruto e é a fibra extraída deste fruto do Algodoeiro.
Convivemos com o algodão desde que nascemos, principalmente os bebês que usaram fraldas de pano, confeccionadas com puro algodão, como foi o caso de minhas filhas. É muito mais confortável vestir roupas de algodão, sem nada de material sintético.
O Algodão está presente também nos lençóis de nossa cama, nas toalhas de banho, nos colchões em que dormimos etc.
Infelizmente hoje em dia o algodão é quase todo transgênico, para garantir qualidade e alta produtividade. Isto porque, com suas sementes geneticamente modificadas, podem resistir melhor à agressividade das pragas e das plantas daninhas.
Existem as roupas ecológicas feitas com algodão orgânico, mas sua produção é pequena e seu custo é alto.
A produção do algodão é tão rentável que ele é conhecido como "Ouro Branco" para a indústria têxtil.



Algodão
Nome científico: Gossypium L.
Família: Malvaceae













As Flores do Algodoeiro






"O algodão é uma fibra branca ou esbranquiçada obtida dos frutos de algumas espécies do gênero Gossypium, família Malvaceae. Há muitas espécies nativas das áreas tropicais da África, Ásia e América. Atualmente, somente 4 espécies são aproveitadas em larga escala para a confecção de tecidos e instrumentos médicos. É uma planta subtropical, comum no México, Austrália e África. Estima-se que a produção mundial gire em torno de 25 milhões de toneladas anualmente."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Algod%C3%A3o




"As sementes do Algodoeiro estão contidas numa cápsula, estando cada uma envolvida numa fibra felpuda designada pelo vocábulo inglês lint (plural: linters). As espécies mais utilizadas para fins comerciais são G. hirsutum (Estados Unidos e Austrália), G. arboreum e G. herbaceum (Ásia), e G. barbadense (Egipto). Os linters são, geralmente brancos, mas existem também variedades com cor castanha ou verde que, para não contaminarem geneticamente a variedade branca, têm a sua plantação banida junto às grandes produções de algodão."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Algodoeiro


Uso medicinal: Empregada nos casos de disenteria, diarreia, enterite. As sementes são úteis na amenorreia e dismenorreia. A raiz fresca tem propriedades diuréticas.

As partes usadas do Algodoeiro são: as folhas, flores, sementes e raiz.


Colheita do Algodão









2 comentários:

Deixe seu comentário. Obrigada.