Translate

sábado, 11 de julho de 2015

11 DE JULHO - CACAUEIRO - CACAU - FRUTO - SEMENTE - FLOR - THEOBROMA CACAU








11 de Julho - CACAUEIRO - CACAU - FRUTO - SEMENTE - FLOR

Da semente seca do fruto do Cacaueiro se produz um dos alimentos mais desejados no mundo inteiro, o chocolate.
O Cacau ao natural é um fruto com sabor muito amargo porém, ao processá-lo para o consumo torna-se muito saboroso. Quanto mais puro o chocolate, contendo maior quantidade de cacau, será mais benéfico à saúde. O problema é que as indústrias o produzem adicionando muito açúcar, leite, conservante e aromatizante que fazem com que o chamado chocolate, praticamente não contenha cacau. Então é apenas um doce com sabor de chocolate!
O Chocolate com  70% a 80% de Cacau contém flavonoides, antioxidantes, minerais e vitaminas.



Cacau
Nome científico: Theobroma cacau
Família: Malvaceaea














Floração do Cacaueiro









Benefícios do Chocolate Amargo

Aumenta a sensação de saciedade
O chocolate ajuda você a se sentir mais satisfeito e não exagerar na comida. Pesquisas realizadas mostraram que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que é responsável por aumentar a sensação de saciedade.

Maior proteção contra derrames
O cacau é bastante rico em antioxidantes que são capazes de reduzir a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o acidente vascular cerebral.

Ajuda no processo de emagrecimento
O chocolate pode ajudar você a emagrecer a partir do momento em que é inserido dentro de uma alimentação balanceada. Esta iguaria  é rica em cafeína, que acaba por acelerar o metabolismo, ajudando a queimar calorias. Para isso, é necessário ingerir o chocolate amargo, que contém bastante cacau.

Controla o seu colesterol
O consumo do chocolate amargo  pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol ruim, o LDL. Os antioxidantes ainda conseguem diminuir a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.

Antienvelhecimento
Por apresentar em sua composição  antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. Por este mesmo motivo é que o chocolate é muito usado em cosméticos com efeito de regenerar, combater as rugas e o envelhecimento.

Melhora o raciocínio
A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral, de acordo com pesquisas com pessoas que consumiram 500 mg de flavonoides, substâncias encontradas no chocolate amargo e meio amargo.
Fonte: http://melhorcomsaude.com/conheca-beneficios-chocolate/





"Quanto mais cacau o chocolate tiver, mais benefícios há para a saúde, por isso os benefícios do chocolate meio amargo e negro são maiores para a saúde porque eles ajudam a diminuir as doenças cardiovasculares e o câncer porque são ricos em antioxidantes."

Chocolate meio amargo - é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate negro ou amargo - é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.
Fonte: http://www.tuasaude.com/beneficios-do-chocolate/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.