Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

24 DE MARÇO - BROMÉLIA CRAVO-DO-MATO E BANDO DE PÁSSAROS




24 de Março - BROMÉLIA CRAVO-DO-MATO E BANDO DE PÁSSAROS

Manhã nublada e fria, caminhando entre as árvores observei em alguns troncos algumas espécies de bromélias, com flores cor de rosa Pink. São simples e lindas, com pequeninas flores lilases em suas extremidades. Esta espécie parece uma planta parasita, que também se agarra naturalmente ao tronco de algumas árvores. Porém, é uma planta da família das epífitas, conhecida com o nome popular de bromélia "cravo-do-mato".

Depois, na minha volta para casa, de dentro do carro, olho para o céu e vejo uma revoada de pássaros. Um bando de passarinhos, que pareciam simples pardais.

Assim segue o dia e quando menos se espera, apesar de um dia nublado, a natureza se faz presente. E gratuitamente me faz sorrir e continuar acreditando que a beleza está ali adiante basta sair e observá-la.

Foi como aconteceu ao ver esta espécie comum de planta, uma pequena bromélia, que nunca tinha reparado nos detalhes, nas formas e cores de suas flores.




Bromélia Cravo-do-Mato - Tillandsia Aeranthos


Fotografia Denise G. O. Ludwig
Fotografia Denise G. O. Ludwig








Cravo do Mato tem como nome botânico Tillandsia Aeranthos
e pertence a família Bromeliaceae.
Sua origem é a América do Sul e América Central.



Epífitas ou Plantas Aéreas

As plantas epífitas ou plantas de ar,  constituem todas as espécies de plantas que vivem apoiadas sobre outras plantas. Elas são ancoradas por raízes sobre os ramos ou troncos, sem retirar nutrientes da árvore ou planta de apoio (se retirassem nutrientes delas, não seriam epífitas, mas parasitas).
O epifitismo é algo comum nas florestas tropicais, onde a competição por luz e espaço não permite que plantas herbáceas prosperem sobre o solo. Desta forma, certas espécies que conseguiam germinar sobre a casca das árvores, acima do nível do solo, foram selecionadas, e hoje encontram-se milhares de espécies com hábito epifítico.




Bando de Pássaros




3 comentários:

Deixe seu comentário. Obrigada.