Translate

segunda-feira, 6 de julho de 2015

06 DE JULHO - NOGUEIRA - NOZ - FRUTO - SEMENTE - FLOR - JUGLANS REGIA










06 de Julho - NOGUEIRA - NOZ - FRUTO - SEMENTE - FLOR

As Nozes são, particularmente, sinônimos de bolos e biscoito Natalinos. Na minha infância todos os Natais tinham gosto de nozes. E mais do que come-las, a diversão era abri-las colocando-as entre a porta e seu batente.
A receita do bolo de Nozes foi uma das heranças deixadas por minha avó paterna.
As Nozes são castanhas muito versáteis na culinária, tanto em receitas salgadas ou doces.
Sementes ricas em Ômegas 3 e 6, Potássio, Magnésio e Vitaminas A, C e E. Porém, seu consumo deve ser moderado por ter alto teor de gordura.



Noz Comum
Nogueira, Noz-caucasiana, Noz-europeia, Persian walnut
Nome científico: Juglans regia
Família: Juglandaceae
















A Floração da Nogueira











Benefícios das Nozes


Nozes para Controlar a Pressão Arterial:

Presente às mesas das festas natalinas, suas propriedades anti-inflamatórias equilibram a pressão sanguínea, previnem doenças do coração, o acidente vascular cerebral (AVC) e alguns tipos de câncer.

Veja mais benefícios:

Possui variedade de nutrientes essenciais:
As nozes são ricas em vitaminas A, C, E, potássio e também magnésio. Vale lembrar que este último nutriente confere relaxamento muscular e a vitamina E é considerada fundamental para a formação de glóbulos vermelhos e do tecido muscular. O alimento é considerado pelos nutricionistas o vegetal com maior quantidade de antioxidantes. Segundo um estudo da Universidade Rovira i Virgili (Catalunha), as nozes possuem cerca de 20 unidades de antioxidantes por cada 100 g, vinte vezes mais do que a quantidade presente na laranja (1,14 g), no espinafre (0,98 g), na cenoura (0,04 g) ou no tomate (0,31 g).

Cuidados na hora de consumir:
Pessoas acometidas por constipação podem ingeri-las com moderação. Isso porque as nozes podem auxiliar no funcionamento do intestino. A razão para isso é a grande concentração de fibras. Entretanto, os especialistas fazem uma advertência: quando consumida em grande quantidade, deixa de cumprir seu papel de alimento regulador do intestino e passa a desequilibrá-lo. A causa é o alto teor de gordura. O ideal é ingerir cinco unidades ao dia. Quando consumidas antes das principais refeições provocam uma sensação de saciedade rapidamente e que perdura no tempo.

Ajuda a combater o colesterol ruim: 
As nozes são ricas em ômegas 3 e 6, ácido graxos poli-insaturados conhecidos como protetores cardiovasculares. Essas substâncias atuam como os minerais antioxidantes, que ajudam a regularizar o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).

São consideradas altamente calóricas:
Não devem ser consumidas em grande quantidade, pois são calóricas e podem gerar aumento de peso. Cada unidade tem cerca de 5 g e possui 32 kcal. Basta fazer a conta e imaginar que 100 g contêm aproximadamente 640 kcal."






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.