Translate

terça-feira, 2 de junho de 2015

02 DE JUNHO - CASTANHA DO PARÁ - DO BRASIL - FRUTO - SEMENTE






02 de Junho - CASTANHA DO PARÁ - DO BRASIL - FRUTO - SEMENTE

A Castanha do Pará, conhecida também aqui e no exterior como Castanha do Brasil, além de saborosa e nutritiva é também uma fonte de energia. Ela faz parte da lista dos vegetais oleaginosos, isto é, que contém óleo, ricos em magnésio, zinco e vitamina E.
Pode-se dizer que é um "combustível" para nosso organismo quando consumido diariamente. Porém, deve ser consumida sem excesso por ser muito calórica.
A árvore da castanha do Pará, a Castanheira, é bem alta e imponente e é nativa da região Amazônica.




Castanha do Pará - Castanha do Brasil
Castanha do Acre, Tocari, Toruri
Nome cientifico: Bertholletia exelsa
Família: Lecythidaceae















A Floração da Castanheira do Brasil





As sementes que são as castanhas dentro do fruto capsular


  





Castanha-do-Pará e seus benefícios

"Existe uma série de nutrientes nesta castanha, também conhecida como castanha-do-Brasil, e nela podemos encontrar ácidos graxos, proteína, vitaminas E e C, cálcio, fósforo, magnésio e selênio. Mas dentre todos esses nutrientes, o que mais chama a atenção é um mineral muito poderoso chamado selênio.

O selênio é encontrado em grande quantidade na castanha-do-pará, sendo um mineral que, combinado com enzimas (proteínas), protege o nosso organismo por proporcionar uma ação antioxidante, por isso consegue trazer tantos benefícios para a saúde.

Esta ação antioxidante ajuda a preservar a membrana das células, pois combate os terríveis radicais livres, os quais são responsáveis não só por lesionar as células, como também oxidar gorduras, causando como consequência doenças cardiovasculares, além de outras doenças crônicas como o diabetes do tipo 2. E tem mais, com isso o selênio também se torna um grande aliado contra o envelhecimento precoce e doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer, ajudando assim a proteger seu cérebro."
Fonte: http://www.vivanutricao.com/castanha-do-para-e-seus-beneficios-na-prevencao-de-doencas-cronicas/


2 comentários:

  1. Olá Denise, meu nome é Marilia Sonego e faço doutorado estudando o ouriço da castanha do pará. Adorei as suas fotos e gostaria de pedir sua autorização para utilizar a terceira imagem desse post (foto das castanheira) em um artigo científico. Eu obviamente iria citar este post como fonte da imagem. Por favor, entre em contato comigo (mrl.sonego@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de plantar uma muda
    Onde consigo uma exemplar?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Obrigada.