Translate

domingo, 14 de junho de 2015

14 DE JUNHO - GOIABEIRA - GOIABA - FRUTA - FLOR - PSIDIUM GUAJAVA









14 de Junho - GOIABEIRA - GOIABA - FRUTA - FLOR

A Goiaba é a fruta do meu doce preferido, a goiabada. E é da sua árvore, a Goiabeira, que tenho muitas lembranças de minha infância. Quantos anos que não pego uma goiaba da própria árvore, no "Pé de Goiaba"... saudades disto, mas só não vale pegar uma goiaba "bichada".
Por estas e outras razões é muito bom viver num país tropical, abençoado por Deus, com tantas maravilhas para saborear e encantar nossos olhares. Amo as cores, as formas, os sabores e cheiros das nossas frutas tropicais.
Uma fruta versátil e nutritiva, a goiaba é encontrada no país inteiro. É utilizada para doces, compotas, sucos e existe até o óleo de sua semente.
Rica em vitamina C, a goiaba supera a laranja, e também tem Licopeno com a vantagem de não ser ácida, como o tomate, por exemplo.
E ainda, as flores da Goiabeira são lindas e perfeitas.



Goiaba
Guava, Araça-Açu, Araça-Mirim, Goiaba-Maçã
Nome científico: Psidium guajava
Família: Myrtaceae








 






Benefícios da Goiaba

"Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro."




Óleo Virgem da Goiaba


"O óleo da semente da goiaba é rico em acido linoléico, como o acido graxo essencial. Misturando o óleo de goiaba com outros óleos de alta saturação, pode-se obter vantangens nutricionais e obter outros óleos com valores nutricionais variados.

O óleo da goiaba pode ser empregada tanto para o uso culinário, farmacêutico e cosmético. Na indústria cosmética, o óleo é bastante usado para desenvolver produtos para pele. O óleo é bastante nutritivo e tem propriedades calmantes. As propriedades de retenção de hidratação encontrados no óleo de goiaba são únicas, porque a goiaba é muito rica em licopeno. O licopeno é um potente antioxidante conhecido pela sua ação protetora contra tumores que danificam as células e os radicais livres. Além de licopeno, o óleo da goiaba também tem excelente fonte de beta-caroteno, vitaminas A e C, cobre, zinco, selénio e fósforo."


Goiabada Cascão Caseira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.