Translate

domingo, 7 de junho de 2015

07 DE JUNHO - CAJU - CASTANHA DE CAJU - PSEUDOFRUTO - FRUTO - SEMENTE - FLOR










07 de Junho - CAJU - CASTANHA DE CAJU - PSEUDOFRUTO - FRUTO - SEMENTE - FLOR

As deliciosas e crocantes Castanhas de Caju são originárias do Caju, fruto nativo do Brasil. Na realidade a castanha é o próprio fruto da árvore do Cajueiro e a polpa é um pseudofruto. Este é um pedúnculo floral, ou seja, é a parte que antecede a flor ou o fruto.
A castanha é um fruto oleaginoso, cuja semente é consumida depois de torrada e descascada.
O caju por inteiro é muito nutritivo, tanto a parte suculenta de onde se extrai o sumo, como a sua castanha.
Infelizmente como tudo na vida tem um preço, no caso da extração da castanha de caju, a mão-de-obra utilizada, muitas vezes infantil, é altamente prejudicada. Isto porque sem uso de luvas, as mãos deles ficam completamente queimadas pela toxina oleosa presente na casca da castanha.



Caju e Castanha de Caju
Acaju, Caju-Mando, Cajou, Anacardio
Nome científico: Anacardium occidentale
Família: Anacardiaceae











Floração do Caju














Caju e Castanha de Caju - Fruto e Pseudofruto - Propriedades e Beneficiamento

"O caju, o pseudofruto, é suculento e rico em vitamina C e ferro.
Depois do beneficiamento do caju, preparam-se sucos, mel, doces, como cajuada, caju passas, rapadura de caju. Como seu suco fermenta rapidamente, pode ser destilado para produzir uma aguardente o cauim. Dele também são fabricadas bebidas não alcoólicas, como a cajuína.
Muito antes do descobrimento do Brasil e antes da chegada dos portugueses, o caju já era alimento básico das populações autóctones. Por exemplo: os tremembé já fermentavam o suco do caju, o mocororó, que era e é bebido na cerimônia do Torém.
Existe uma variedade enorme de pratos feitos com o caju e com a castanha de caju.
De suas fibras (resíduo/bagaço), ricas em aminoácidos e vitaminas, misturadas com temperos, é feita a "carne de caju".

O fruto propriamente dito é duro e oleaginoso, mais conhecido como "castanha de caju", cuja semente é consumida depois do fruto ser assado, para remover a casca, ao natural, salgado ou assado com açúcar.
A extração da amêndoa da castanha de caju depois de seca, é um processo que exige tempo, método e mão-de-obra.
O método de extração da amêndoa da castanha de caju utilizado pelos indígenas era a sua torragem direta no fogo, para eliminar o "Líquido da Castanha de Caju" ou LCC; depois do esfriamento a quebra da casca para a retirar a amêndoa.
Com a industrialização este método possui mais etapas: lavagem e umidificação, cozimento, esfriamento, ruptura da casca, estufamento.
A amêndoa da castanha de caju é rica em fibras, proteínas, minerais (magnésio, ferro, cobre e zinco), vitamina K, vitamina PP, complexo B (menos a vitamina B12), carboidratos, fósforo, sódio e vários tipos de aminoácidos.
No entanto, a castanha de caju não possui quantidades relevantes de vitamina A, vitamina D e cálcio. Acredita-se que ela contribua no combate às doenças cardíacas. A castanha-de-caju ainda verde (maturi) também pode ser usada nos pratos quentes.


Um Alerta:

A castanha possui uma casca dupla contendo a toxina Urushiol (também encontrada na hera venenosa), um alergênico que irrita a pele. Por isso a castanha deve ter sua casca removida, porém isto se faz através de um processo que causa dolorosas rachaduras nas mãos durante sua extração. 

Por outro lado, a castanha também possui ácido anacárdico, potente contra bactérias gram-positivas como Staphylococcus aureus e Streptococcus mutans, que provoca cáries dentárias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.