Translate

domingo, 21 de junho de 2015

22 DE JUNHO - AMEIXEIRA - AMEIXA - FRUTA - FLOR - PRUNUS DOMESTICA - PRUNUS SALICINA







22 de Junho - AMEIXEIRA - AMEIXA - FRUTA - FLOR

Uma fruta versátil, a Ameixa é ótima ao natural fresca e também seca ou demolhada.
A Ameixeira é da mesma família da Cerejeira, Pessegueiro e da Amendoeira.
A Ameixa tem pouca calorias, é rica em fibras,
vitaminas e minerais.



Ameixa
Ameixeira-europeia, Ameixa-vermelha, Ameixa amarela, Ameixa-japonesa, 
Nome científico: Prunus domestica, Prunus salicina
Família: Rosaceae














Benefícios da Ameixa

"A ameixa, conforme a variedade, apresenta algumas diferenças de valor nutricional. Por exemplo, a ameixa-vermelha é rica em provitamina A, ao passo que as outras variedades são relativamente pobres. A ameixa-amarela é, por sua vez, mais doce e energética, além de conter um pouco mais de proteína. A ameixa-preta apresenta elevada atividade aquosa, sendo a mais apropriada para o tratamento das afecções urinárias."
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ameixeira


"A ameixa madura é uma fonte moderada de vitamina C, um poderoso antioxidante natural. O consumo de alimentos ricos em vitamina C ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos, inflamações e varrer os radicais livres nocivos.
A ameixa fresca, especialmente a amarela, é uma fonte moderada de betacaroteno e vitamina A, sendo esta última essencial para a visão. Também é necessário para a manutenção das membranas mucosas e da pele saudável. O consumo de frutas naturais ricos em vitamina A protege do câncer o pulmão e a cavidade oral.
 O fruto contém flavonóides poli-antioxidantes fenólicos tais como a luteína, criptoxantina e zeaxantina, em quantidades significativas. Estes compostos eliminam os radicais livres e espécies reativas de oxigênio que atuam em processos de envelhecimento e de várias doenças. A zeaxantina, é um carotenóide importante, concentrado na mácula lútea da retina, onde proporciona funções antioxidantes e protege a retina dos raios ultravioletas nocivos.
 O fruto de ameixa é rico em minerais como fluoreto de potássio e ferro. O ferro é necessário para a formação de glóbulos vermelhos. O potássio é um componente importante dos fluidos das células e do corpo, que ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. Além disso, a ameixa é uma fonte moderada de vitaminas do complexo B, tais como a niacina, a vitamina B6 e ácido pantatênico. Essas vitaminas atuam como cofatores e ajudam o corpo a metabolizar os carboidratos, proteínas e gorduras. A ameixa também contém níveis de cerca de 5% da RDA de vitamina, essencial para a função de muitos fatores de coagulação do sangue, metabolismo ósseo e na redução da doença de Alzheimer em idosos."
Fonte: http://formasaudavel.com.br/ameixa/







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.