Translate

sábado, 6 de junho de 2015

06 DE JUNHO - CASTANHA PORTUGUESA - FRUTO - SEMENTE - FLOR - CASTANEA SATIVA








06 de Junho - CASTANHA PORTUGUESA - FRUTO - SEMENTE - FLOR


A Castanha Portuguesa é a semente do fruto do castanheiro,
chamado de  "fruto capsular" que parece um ouriço, por causa de seus espinhos. De cada um deles brotam duas a três castanhas.
Seu nome em inglês é "Chestnut" (Chest: ninho e Nut: Castanha), pois se parece com um ninho.
As Castanhas Portuguesas me fazem lembrar as festas de final de ano na casa de meus pais. Minha mãe sempre as cozinhava na véspera do Natal. Com um sabor adocicado e uma textura meio pastosa, a Castanha além de saborosa é muito nutritiva.
Da castanha portuguesa é feito o doce "Marron Glacé", da culinária francesa ou Castanha glaçada.



Castanha Portuguesa
Castanheiro da Europa, Castanheira Portuguesa, Pinhão-Doce, Chestnut
Nome científico: Castanea sativa
Família: Fagaceae






A Floração da Castanha Portuguesa











Castanhas Assadas



Castanhas Cozidas e Descascadas




Marron Glacê ou Castanha Glaçada




Propriedades da Castanha Portuguesa

"A castanha portuguesa é um alimento rico em nutrientes que está especialmente indicado para pessoas ativas e desportistas.
A sua composição é mais aproximada a dos cereais do que as dos frutos secos, família a que pertencem.
Por exemplo, são um dos frutos secos com mais hidratos de carbono (45,5 g/100 g) e menos quantidade de gordura (1,3 g/100 g).
A sua constituição calórica também é bastante reduzida (221 kcal/100 g). O fato de terem muita água (39,5 g/100 g) é um dado muito importante a ter em conta. São pobres em sódio e ricas em potássio, sendo, por isso, recomendadas nas dietas de pessoas com hipertensão ou problemas cardíacos.
Contém substâncias alcalinizantes que neutralizam o excesso de ácidos no sangue e facilitam a sua eliminação através da urina. Esta propriedade é extremamente útil para quem tem excesso de ácido úrico e para pessoas que comem carnes vermelhas com frequência.
Para além disso, têm vitamina A, B e E, cálcio, fósforo, ferro e folatos. Não as guarde em sacos de plástico. Um dos sinais de que as castanhas são boas é a pele lisa e brilhante, sem imperfeições, e firme ao tato. Podem ser muito saborosas mesmo se forem pequenas.
Devem ser conservadas num local fresco e seco, resguardado da luz, sem recorrer ao uso de um saco de plástico pois facilmente ganham bolor e ficam estragadas.
Podem ser saboreadas cozidas ou assadas. No primeiro caso, faça-o quando estiverem macias e descasque-as bem para evitar o travo amargo."
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/castanhas-2




2 comentários:

  1. Denise, vi os vídeos das castanhas portuguesas , que delícia , lembro-me da minha infância .como gostaria de cultivar alguns pés ,e dividir esta riqueza com outras pessoas que infelizmente não tiveram o privilégio de conhece-la .Denise como poderia encontrar sementes que pudessem germinar. manda-me alguma informação por favor .agradeço desde já, abraços, que DEUS continue a te abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruth. A castanha portuguesa é realmente deliciosa e é uma riqueza como você disse. Seu sabor também lembra minha infância.
      Infelizmente não sei lhe dizer como conseguir a semente para cultivo.
      Terá que pesquisar junto à alguma loja especializada em sementes agrícolas.
      O ideal seria conseguir mudas já iniciadas para transplanta-las.
      Talvez este link que achei possa ajudá-la. Boa sorte. http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC942789-1641-3,00.html

      Um grande abraço, obrigada e que Deus te abençoe também.

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada.