Translate

sábado, 2 de maio de 2015

02 DE MAIO - GINSENG - RAIZ TUBEROSA









02 de Maio - GINSENG

A planta Ginseng tem uma raiz com uso exclusivamente medicinal. A parte subterrânea da planta de Ginseng é uma raiz tuberosa, apresentando uma parte caule e a outra raiz. Está é a parte utilizada e conhecida como Ginseng.
É um fitoterápico usado no mundo inteiro, principalmente no oriente e é consumido em pó, extrato, cápsulas, tônicos ou em chás etc.
"Ainda que seu consumo seja altamente eficaz, o uso controlado destas substâncias é importante." Sendo assim, é necessário que seja usado com prescrição médica e deve ser combinado a uma alimentação saudável."




Ginseng
Ginseng Oriental, Ginseng Japonês, Ginseng Coreano, Ginseng Chinês
Nome científico: Panax ginseng
Família: Araliaceae







Os Frutinhos da Planta do Ginseng










Principais Nutrientes do Ginseng

"O ginseng conta com vitaminas B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ou seja, ajuda o organismo a utilizar essas substâncias com eficiência. A vitamina B12, importante para a formação das células vermelhas do sangue e desenvolvimento e manutenção das funções do sistema nervoso, também está presente no ginseng. 
A planta, a raiz e o caule, também possui ferro, que previne anemia, cobalto, magnésio, necessário para a constituição e bom funcionamento dos neurotransmissores manganês, que tem ação antioxidante e cobre, que ajuda na absorção do ferro. 
Apesar de ter todos esses nutrientes, o ginseng realmente se destaca pela presença de saponinas que contam com um forte efeito anti-inflamatório, isto porque elas diminuem as chamadas citocinas pró-inflamatórias, bloqueando parte de sua ação que causa inflamação."
Fonte:  http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/17897-ginseng-melhora-a-saude-do-coracao-e-do-cerebro


O ginseng é uma planta medicinal, também conhecida como ginseng-coreano ou ginseng-chinês, muito utilizada como tônico do corpo e da mente.
Ele é vendido pronto em líquido ou em capsulas.
O seu nome cientifico é Panax ginseng C.A.Meyer e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em alguns mercados.

Para que serve o ginseng
O ginseng serve para tratar fadiga, debilidade, falta de concentração, estresse, astenias físicas e psíquica, bradicardia, impotência, problemas de fertilidade masculina, arteriosclerose e depressão.

Propriedades
As propriedades do ginseng incluem sua ação estimulante, revitalizante, tônica, estimulante do apetite, febrífuga, reguladora da pressão sanguínea, redutora da taxa de colesterol, analgésica e afrodisíaca.

Modo de uso do Ginseng
A parte utilizada do ginseng é a raiz.
Cozimento do ginseng: Colocar a água para ferver (100 ml de água) e, quando esta estiver borbulhando, adicionar 2,5 g de ginseng. Tampar a panela e deixar em fogo baixo por 10 a 20 minutos. A seguir, deve-se coar. O preparado deverá ser utilizado no mesmo dia de seu preparo.

Efeitos colaterais
Não estão descritos efeitos colaterais para o ginseng. No entanto, quando utilizado em altas doses (acima de 8 g por dia), pode ocorrer nervosismo, hipertensão, erupções na pele, insônia e diarreia.

Contra indicações do Ginseng
O Ginseng está contra indicado em paciente com pressão alta ou doenças aguda e em mulheres grávidas.
Fonte: http://www.tuasaude.com/ginseng/


Um comentário:

Deixe seu comentário. Obrigada.