Translate

segunda-feira, 4 de maio de 2015

04 DE MAIO - ALCAPARRA - FRUTO E FLOR








04 de Maio - ALCAPARRA - FRUTO E FLOR

As Alcaparras dão realce e sabor peculiar a certas comidas, usadas inteiras como condimento, acompanhando principalmente receitas com legumes, peixes e em molhos.
Não conhecia sua planta e fiquei maravilhada com suas delicadas flores e seus frutinhos, que são as próprias Alcaparras em forma de botões.



Alcaparra
Nome científico: Capparis spinosa
Família: Capparaceae













Conserva das Alcaparras

"As alcaparras, da mesma forma que as azeitonas, precisam de um tratamento para se tornar palatáveis. Logo após a colheita, os botões florais são colocados no sal para que, através de uma fermentação do tipo láctico, percam um glucosídeo que lhe empresta o gosto amargo. Ao final desse processo, que dura alguns dias, os botões adquirem o sabor e o aroma tão conhecidos. Não há nenhuma necessidade da utilização de vinagre nesse processo. É até desaconselhado sua utilização uma vez que o vinagre esconde o aroma e sabor das alcaparras. 
As alcaparras se conservam durante muito tempo somente com alguma umidade e sal. É evidente que conservantes químicos deverão ser descartados."
Fonte: http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=7591



Alcaparras e suas propriedades

"A Capparis spinosa, nome científico da alcaparra, é um arbusto originário da região Mediterrânica. Diferentemente da maioria dos temperos, as alcaparras permanecem com seu aroma e sabor depois do cozimento, e combinam muito bem com cebola e azeitonas para caracterizar pratos mediterrâneos, sendo muito empregada em pratos com peixe ou carne de sabor mais suave.

Este saboroso tempero tem como princípio ativo o ácido cáprico, que possui uma ação estimulante do apetite e auxilia a digestão. Os botões de suas folhas são ricos em cálcio, ferro, fósforo, óleo essencial semelhante ao da mostarda, sódio, vitaminas e componentes químicos como os flavonóides. São atribuídas às alcaparras algumas propriedades medicinais, já que ela é adstringente, antiespasmódica, diurética, tônica, aperitiva e vermífuga. Quanto aos seus valores energéticos, 100 gramas de alcaparras fornecem 35,2 calorias. Pessoas hipertensas devem consumi-las com moderação, pois geralmente são conservadas no sal."
Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/alcaparra/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.