Translate

quinta-feira, 7 de maio de 2015

07 DE MAIO - AVEIA - CEREAL - GRÃO









07 de Maio - AVEIA - CEREAL - GRÃO

Meu cereal preferido desde minha infância, a Aveia, está presente diariamente na minha dieta. Acompanhada de banana amassada e mel, como minha mãe ensinou. Hoje em dia reforço juntando à aveia, o farelo dela, um pouco de linhaça moída e gérmen de trigo tostado.
A aveia é um alimento nutritivo, rico em fibras, que sacia por muito tempo e é um ótimo substituto para quem não tolera o trigo. A aveia contém também proteína vegetal, a Avenalina.
Dizem que a aveia contém glúten mas na realidade ela não o contém naturalmente, mas o adquiri por contaminação cruzada. Isto quer dizer que por ser cultivada e processada junto ao trigo ou ao centeio, a aveia acaba sendo contaminada pela proteína destes outros grãos, o glúten.
Em lojas de produtos naturais encontra-se aveia importada que foi cultivada e processada isoladamente, em seu estado puro, isenta do glúten.
O Farelo da Aveia, casca que envolve o grão, também é rico em fibras solúveis.
"Além das fibras insolúveis, a aveia contém uma fibra solúvel chamada betaglucana, que exerce efeitos benéficos ao nosso organismo. Ela retarda o esvaziamento gástrico, promovendo maior saciedade, melhora a circulação, controla a glicemia e inibe a absorção de gorduras".
A aveia é ótima para diminuir as concentrações de colesterol total, lipídios totais e triglicerídios de forma significativa e
aumenta a fração do bom colesterol (HDL).


Aveia
Aveia Comum, Aveia Branca
Nome científico: Avena sativa
Família: Poaceae















Aveia contém glúten? Sim e não.

Ela contém glúten quando é cultivada e processada junto ao trigo.

"Todo o rótulo de aveia ou que contenha aveia nos ingredientes, é obrigado a vir escrito que aquele alimento CONTÉM glúten. Isso porque no Brasil e em vários países da Europa a aveia é cultivada e processada juntamente com o trigo, acontecendo o que chamamos de Contaminação cruzada. Portanto, a aveia não contém glúten naturalmente, mas por ser cultivada e processada junto ao trigo em vários países no mundo, ela acaba sendo contaminada pela proteína do trigo: O Glúten!

A proteína da Aveia chama-se Avelina. A aveia é uma excelente fonte de fibras que ajuda em vários aspectos intestinais, além de conter silício, um mineral importante para as nossas articulações. Porém não é indicado para celíacos (quem tem intolerância permanente ao glúten), levando em consideração a contaminação pelo trigo.


Para pacientes que demonstram intolerância, mesmo com essa contaminação, existe a alternativa de comprar AVEIA cultivada e comercializada em seu estado puro, ou seja, isenta de glúten, mas nesse caso tem que ser a importada que pode ser encontrada em lojas especializadas."
Fonte: http://www.projetovidatoda.com/aveia-tem-gluten-mas-nao-tem-gluten-entenda-o-porque/







Benefícios da Aveia

"A aveia é considerada pelos nutricionistas um cereal muito nutritivo, por possuir cálcio, ferro, proteínas, além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol, e sua manutenção de níveis adequados.

Existem estudos que sugerem que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue), manutenção e diminuição do colesterol sanguíneo, controle da pressão arterial e regulador do trânsito intestinal, evitando a constipação."


Proteína da Aveia

"A aveia é o cereal que contém apenas uma proteína tipo globulina ou leguminosa, a avenalina, como a proteína de armazenamento principal (80%). Globulinas são caracterizadas por solubilidade em solução salina diluída. As proteínas de cereais mais típicos, tais como glúten e zeína, são prolaminas. A proteína menor da aveia é uma prolamina, a avenina. Proteína de aveia é quase equivalente à proteína de soja, que pesquisa da Organização Mundial de Saúde tem mostrado, é igual à proteína da carne, leite e ovo. O teor de proteína das cascas do núcleo da aveia varia de 12-24%, o maior entre os cereais."




Farelo da Aveia - Fibra solúvel

"O farelo de aveia é o invólucro exterior da aveia. O seu consumo reduz o colesterol LDL — o colesterol ruim — e, também é considerado um dos alimentos que podem reduzir o risco de doença cardíaca.

A aveia contém mais fibra solúvel que qualquer outro grão, resultando em uma digestão mais lenta e uma sensação prolongada de saciedade. Um tipo de fibra solúvel, beta-glucanos, tem provado que ajuda a diminuir o colesterol."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Aveia-comum


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.