Translate

sexta-feira, 1 de maio de 2015

01 DE MAIO - RABANETE - RAIZ TUBEROSA








01 de Maio - RABANETE

O Rabanete é mais um vegetal-raiz.
"Rabanete é uma raiz tuberosa, comestível de cor vermelha e sabor picante." Possui muitos nutrientes, como betacaroteno, minerais e vitamina C principalmente. É também um ótimo antioxidante, é pouco calórico e ajuda na prevenção do câncer.
Diferentemente da cenoura e beterraba, que também são raízes e podem ser consumidos tanto crus como cozidos, o Rabanete deve ser consumido de forma crua em saladas.



Rabanete
Nome científico: Raphanus sativus
Família: Brassicaceae













A Floração de Algumas Espécies de Rabanetes










Os Benefícios do Rabanete

Entendendo-se que os rabanetes são raízes:

"As raízes podem ser consumidas de variadas maneiras, principalmente cruas, cortadas em rodelas, formando uma salada crocante e refrescante. Além do seu sabor levemente picante, as raízes são ricas em fibras alimentares, vitamina C, folato e minerais como o potássio e fósforo. Por conter baixíssimas quantidades calóricas (100 gramas contém apenas 20 kcal), os rabanetes podem ser consumidos em dietas de restrições calóricas e com a grande vantagem de ser um alimento que ajuda na digestão dos amidos, por conter uma enzima  chamada diatase. Além de tudo isto presente nos rabanetes, também são encontradas duas substâncias antioxidantes neles, são elas a luteína e zexantina. Porém, o rabanete pode causar em algumas pessoas distensão abdominal e flatulência.

Os benefícios do rabanete não param por aí. Ele também contém diversas propriedades medicinais, tanto em suas raízes, como também em suas folhas. Juntos, as raízes e folhas são consideradas poderosos calmantes, diuréticos, mineralizantes, alcalinizantes, tônicos para os músculos, antiescorbúticos, aperientes e eupépticos."
Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/rabanete/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.