Translate

sexta-feira, 15 de maio de 2015

15 DE MAIO - MILHARAL - MILHO - PLANTA - CEREAL - GRÃO








15 de Maio - MILHARAL - MILHO - PLANTA - CEREAL - GRÃO

Milho não serve só para fazer pipoca. Mais um grão versátil e põe versátil nele. Ele é usado tanto em receitas doces quanto salgadas. Além do milho verde cozido, tem a farinha, o fubá, o amido de milho, o óleo e o xarope de milho. 
Destas variações saem diversas delícias culinárias, como a pamonha, o curau, a broa de milho, o bolo de fubá, a polenta, a canjica, o cuscuz, cremes, mingaus, sopas, farofas, cereais matinais, e a pipoca também. 
O milho é um grão milenar, já usado como alimento pelos povos maias e astecas. "A espiga de milho mais antiga que se tem conhecimento foi descoberta em 6.000 aC. no Vale do Tehuacan, no México".
É também muito nutritivo, contendo quase todos os aminoácidos que existem.
Infelizmente, assim como a soja, atualmente no Brasil o milho passou a ser transgênico, um grão geneticamente modificado.
Seu nome tem origem latina "miliu". Em tupi chama-se "Abati", "Auati" ou "Avati", mas também é conhecido na língua indígena caribenha com o significado: "sustento da vida". Alimenta tanto as pessoas como, principalmente os animais, em forma de ração.


Milho
Abati, Auati ou Avati
Nome científico: Zea mays
Família: Poaceae









A Floração da Planta do Milho









Milhos secos prontos para a colheita:








"O Milho é cultivado e consumido em todos os continentes e sua produção só perde para a do trigo e do arroz. No Brasil, o cultivo do milho vem desde antes da chegada dos europeus.
Os índios, principalmente os guaranis, tinham o cereal como o principal ingrediente de sua dieta. Com a chegada dos portugueses, o consumo aumentou e novos produtos à base de milho foram incorporados aos hábitos alimentares dos brasileiros.
Sua popularidade começou quando os primeiros europeus descobriram sua existência: os exploradores falavam de “um tipo de grão” que chamavam de milho, de bom sabor quando cozido seco e como farinha.

Sua presença foi fundamental para a dieta e mesmo para a cultura de antigas civilizações americanas. Na América é conhecido por diferentes nomes: milho, choclo, jojoto, corn, maíz, elote. Deve-se notar que existem tipos diferentes de milho, como o dentado, o duro, o macio ou farinhoso, o doce e o pipoca. Encontramos hoje aproximadamente 150 espécies de milho, com grande diversidade de cor e formato dos grãos."
Fonte: http://www.fiesp.com.br/sindimilho/sobre-o-sindmilho/curiosidades/milho-e-suas-riquezas-historia/



Benefícios do Milho

"Além das fibras, o grão de milho é constituído de calorias, gordura puras, vitaminas (B e complexo A), sais naturais (metal, isuqieo, fóssio, cálcio), óleo e grandes quantidades de açúcares, gorduras e celulose.
Maior que as qualidades nutricionais do milho, só mesmo sua versatilidade para o aproveitamento na alimentação humana. Ele pode ser consumido diretamente ou como componente para a fabricação de balas, biscoitos, pães, chocolates, geléias, sorvetes, maionese e até cerveja."



Algumas Iguarias com o Milho e a Farinha de Milho







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.