Translate

terça-feira, 12 de maio de 2015

12 DE MAIO - GIRASSOL - SEMENTE - GRÃO - FLOR









12 de Maio - GIRASSOL - SEMENTE - GRÃO - FLOR

Mais uma semente do bem, da flor do Girassol, a flor do sol, que considero uma das mais perfeitas. É uma flor alegre, linda e exótica. 
O Girassol era flor preferida do meu pintor preferido, Van Gogh. Ele viveu perto dos campos de Girassóis e os pintou magistralmente. Eu adoraria visitar uma plantação de Girassol para ver aquele horizonte infinito com rodinhas amarelas.
A semente do Girassol nos beneficia com muitas maneiras, é rica em vitaminas, proteínas e sais minerais. Contém vitamina E, Selênio e Magnésio.
Há uns tempos seus grãos enriquecem minha salada diariamente. Mas para melhor benefício consumo ao natural, pois torrado perde muito de suas enzimas.
Consumo há anos somente óleo de Girassol. Jamais uso óleo de soja ou de milho, por serem oriundos de grãos transgênicos.





Girassol
Mirassol
Nome científico: Helianthus annus
Família: Asteraceae









Plantação de Girassóis pronta para a colheita:







"Natureza Morta com Dois Girassois" - Vincent van Gogh
Pintor holandês (1853-1890)

"Eu tenho um pouco de Girassol"
(Van Gogh)


" As Sementes de girassol vem do grande centro rodado da flor, que gira ao longo do dia para seguir o curso do sol. O Girassol começou a ser usado mais de 5.000 anos pelos nativos americanos, os espanhóis trouxeram-no de volta para a Espanha, e logo foram introduzidos para os países europeus vizinhos. Hoje, os maiores produtores de sementes de girassol são a Federação Russa, Peru, Argentina, Espanha, França e China."



Propriedades das Sementes do Girassol

"Magnésio: esse mineral que está presente na semente ajuda na descontração muscular dos vasos sanguíneos, ajuda a diminuir crises asmáticas, combate dores de cabeça, inclusive crônicas como a enxaqueca, ajuda a controlar a pressão arterial, conserva os ossos e auxilia na produção de energia.
¼ de xícara de semente de girassol equivalem a 32% do valor diário de magnésio que o nosso corpo precisa diariamente.
Selênio: o selênio também é um mineral muito importante em nosso corpo, ele ajuda na desintoxicação do organismo, além de reparar danos no DNA, ele bloqueia a proliferação de células cancerosas, ou seja, pode prevenir o surgimento de câncer.
Fibras: a presença de fibras nas sementes faz com que o transito gastrointestinal seja regularizado e aumenta a sensação de saciedade.

As diversas enzimas antioxidantes presentes na semente de girassol ajudam o fígado a eliminar grande variedade de moléculas toxicas para nosso organismo. Recomenda-se ingerir duas colheres de sopa de sementes de girassol ao dia."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.