Translate

domingo, 17 de maio de 2015

17 DE MAIO - TRIGAL - TRIGO - CEREAL - GRÃO





17 de Maio - TRIGAL - TRIGO - CEREAL - GRÃO

Do trigo vem o "Pão Nosso de Cada Dia", o alimento sagrado.
O trigo além de ser um dos mais importantes alimentos, é também um dos que fizeram e fazem parte da história da evolução humana.
Dos três cereais mais cultivados e consumidos no mundo inteiro, o trigo está em segundo lugar, abaixo do milho, e acima do arroz.
Ele é muito versátil e tem muitos benefícios. Porém, é mais um alimento que necessita de um alerta quanto a seu beneficiamento, ou "maleficiamento". O trigo quando refinado além de perder seus benefícios nutritivos, atualmente está causando cada vez mais problemas com o aumento de sua ingestão, como intolerâncias e alergias. A explicação mais resumida que se pode ter é que já não se produz trigo como antigamente. Há anos seu cultivo vem sofrendo modificações. Isto vale para muitos vegetais, infelizmente, que estão sendo modificados geneticamente e causando cada vez mais malefícios para as pessoas. E também por causa do glúten, sua proteína, o trigo tornou-se o vilão da vez. Mesmo que por um lado tudo em excesso faz mal, o contrário é verdadeiro, a falta dele também é sentida pelo organismo. Então não se deve cortar radicalmente o glúten se a pessoa não tiver alguma doença comprovada, pois ele contém muitos nutrientes, vitaminas e fibras.



Trigo
Nome científico: Tricidum
Família: Poaceae








Trigo Florido






Trigo pronto para colheita






Trigo Integral




Gérmen de Trigo




História do Trigo

"O trigo foi primeiramente cultivado no Crescente Fértil, no Médio Oriente. Os arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 10.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno."

"O trigo, assim como o malte, a cevada, a aveia e o centeio, contêm glúten na sua composição, desta forma, não deve ser consumido por pessoas com intolerância ao glúten."

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigo





"Nas espigas de trigo é que se encontram os seus pequenos frutos, ou grãos.
São pequenos, de forma oval, com uma fenda no sentido do comprimento e recobertos por uma casca dura. No interior da casca, encontram-se o amido e o glúten, substâncias que, além de preciosas para a alimentação, dão à planta a força necessária para que ela cresça.Cada grão consiste de um embrião de planta de trigo, chamado gérmen, guardado no seu interior por uma espessa camada externa (casca) e alimentado pelo endosperma. Esses recursos protegem e nutrem o embrião, permitindo que cresça da terra e forme uma nova planta."



"O gérmen do trigo é precioso para a saúde humana porque está lotado de nutrientes que, em princípio, visariam garantir a perpetuação do trigo.O endosperma, ou a área intermediária do grão, contém o famoso amido, que fornece a energia necessária para a semente, e proteínas, que ajudam o grão a se desenvolver. Essas proteínas formam o glúten, que dá ao pão a sua qualidade elástica e sua mastigação. Além da casca, a aleurona, ou a película que a separa do endosperma, forma o farelo."
http://www.trigoesaude.com.br/trigo/caracteristicas-trigo.shtml




Vale cortar o glúten do cardápio sem consultar um médico?


"De jeito nenhum. De acordo com os especialistas, alimentos ricos em glúten, dentro de uma dieta equilibrada, trazem inúmeros benefícios para a saúde. "Eles ajudam a controlar a glicemia e os triglicérides, aumentam da absorção de vitaminas e minerais, melhoram a flora intestinal e deixam o sistema imunológico mais forte", lista o endocrinologista Marcello Bronstein, professor de endocrinologia e metabologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Quem gostaria de perder esse pacote de vantagens? O segredo está no equilíbrio das porções. Retirar o glúten só é indicado quando o médico mandar, isto é, no caso de doença celíaca."



Grão de Trigo Germinado



"Grama de Trigo" - Trigo Germinado



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.