Translate

quarta-feira, 13 de maio de 2015

13 DE MAIO - GRÃO DE BICO - CHICKPEA - LEGUMINOSA - SEMENTE - FLOR







13 de Maio - GRÃO DE BICO - CHICKPEA - LEGUMINOSA - SEMENTE - FLOR

O Grão-de-Bico é uma planta leguminosa, ou seja, possui sementes dentro de uma vagem. Assim como o feijão, a lentilha, que também são leguminosas e grandes fontes de ferro.
O Grão-de-Bico é rico em proteínas, vitaminas, fibras e é muito versátil. Muito usado na culinária árabe em forma de pasta "Homus", ou no bolinho chamado "Falafel", duas receitas que não precisam de cozimento, apenas os grãos demolhados por 12 horas. Os grãos também são usados inteiros em ensopados ou em saladas.




Grão de Bico
Garbanzo beans, Chickpea, Ervilha de Galinha, Gravanço
Nome científico: Cicer arietinum
Família: Fabaceae





















Falafel
Bolinho Vegetariano de Grão de Bico:




Salada de Grão de Bico:




Cozido de Grão de Bico e Legumes
(Berinjela, Abobrinha, Vagem, Tomate e Cebola):



Propriedades Nutricionais do Grão de Bico

"O grão-de-bico (Chickpea) é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos. Ela se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de apresentar baixo teor de fatores antinutricionais e melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade varia de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico."


"O amido é o principal carboidrato presente no grão-de-bico e também se destaca pelas fibras.
O grão-de-bico é uma fonte importante de minerais, principalmente cálcio, magnésio, fósforo e potássio, bem como de vitaminas, como a riboflavina, niacina, tiamina, folato e precursores de vitamina A (betacaroteno).
Estudos têm demonstrado que o consumo de grão-de-bico está relacionado com benefícios fisiológicos que podem reduzir o risco de doenças crônicas e beneficiar a saúde dos indivíduos. Esses efeitos benéficos são principalmente atribuídos ao seu conteúdo de fibras, compostos bioativos (principalmente fitoesteróis) e por apresentar baixo índice glicêmico (IG). 
Neste sentido, o grão-de-bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com outros fatores presentes no grão-de-bico, contribuem para a redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol. 

Embora o grão-de-bico apresente potenciais benefícios para a saúde, o seu consumo ainda é muito limitado no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão. O grão-de-bico é uma leguminosa que tem,nutricionalmente grande potencial a ser explorado, a fim de minimizar as deficiências proteicas e minerais da população.  Mais pesquisas, portanto, devem ser conduzidas para fornecer evidências convincentes sobre os benefícios do consumo de grão-de-bico para a saúde."
Fonte: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=687 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.