Translate

segunda-feira, 11 de maio de 2015

11 DE MAIO - CHIA - SALVIA HISPANICA - SEMENTE E FLOR








11 de Maio - CHIA - SALVIA HISPÂNICA
SEMENTE E FLOR

A Chia é outra semente preciosa, pequena e poderosa. 
Planta nativa das regiões latino-americanas, a Salvia Hispânica é muito antiga e é conhecida como a que semente dos deuses Astecas.
Todo ano o mercado de alimentos nutritivos aparece com uma nova moda.  O açaí, a quinoa e o suco de grama de trigo são alguns exemplos.
Agora dizerem que é a Chia é considerada um "superalimento", acho um tanto exagerado. Por mais nutrientes e benefícios que ela pode nos dar, não acho que exista nenhum alimento milagroso individualmente, e sim, o que faz bem ao nosso organismo é o consumo equilibrado de uma variedade de alimentos. Com certeza alguns possuem mais vitaminas e minerais do que outros, mas nenhum alimento único nos fornece tudo o que precisamos.


Chia
Nome científico: Salvia spanica
Família: Lamiaceae










A abelha polinizando a Chia:


 








Origem e Propriedades

"A Chia, Salvia Hispanica é  nativa da Guatemala, das regiões central e austral mexicanas e da Colômbia. Há evidência de que os astecas cultivavam o vegetal em tempos pré-colombianos presente no Códice Mendoza, datado do século XVI, documento no qual também se mencionava sua relevância agrícola à época.
Mais conhecida por sua semente, a qual é comercializada integralmente, moída ou em forma de óleo, a chia também é dona de folhas que podem ser aproveitadas para infusões. Ambos derivados, independente da forma, são tidos como ricas fontes de minerais, aminoácidos essenciais e ômega 3. Tem o potencial em prevenir doenças cardiovasculares, diabetes e até tumores, além do de auxiliar na perda de peso."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvia_hispanica 



Um superalimento

"As sementes de chia são ricas em antioxidantes, cálcio, ferro, fósforo, selenio, potássio e magnésio. São ainda uma boa fonte de proteínas, contem todos os aminoácidos essenciais e fornecem fibras solúveis e insolúveis. A chia é considerada uma das melhores fontes de ômega 3 e 6, proporcionando o balanço perfeito entre os dois, o que é considerado ideal para uma alimentação saudável. 

Assim como as sementes de linhaça, as sementes de chia pertencem ao grupo das sementes mucilaginosas, isto é, elas se transformam num gel incolor quando entram em contato com a água. Estas mucilagens são muito benéficas para o bom funcionamento intestinal, além de aumentar a sensação de saciedade, muito útil nos regimes para emagrecimento."


Sementes da Chia hidratadas


"Esse gel também é considerado excelente para diminuir a acidez estomacal. O consumo de 1 colher (chá) de sementes de chia dissolvidas durante alguns minutos num pouco de água, ajuda a controlar a azia. A receita é recomendada para pessoas que sofrem com problemas de refluxo.

O consumo regular das sementes de chia pode ser um grande aliado para a saúde, uma vez que suas propriedades são benéficas como auxiliares na manutenção dos bons níveis da pressão arterial e da diabetes. Além disso, por sua riqueza nutricional e pelo fato de saciarem a fome, as sementes são muito úteis para atletas que precisam de um aporte extra de energia e para pessoas em dieta para controle de gordura e perda de peso. 
E como são isentas de glúten, são uma excelente opção também para celíacos.
As sementes de chia podem ser consumidas, inteiras ou moídas, misturadas a cereais, iogurtes, saladas, vitaminas, sucos, sopas, etc. Moídas podem substituir uma parte da farinha nas receitas de pães, biscoitos ou bolos."
Fonte: http://www.jardimdeflores.com.br/floresefolhas/A58chia.htm


Um comentário:

Deixe seu comentário. Obrigada.