Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2015

08 DE MAIO - LINHAÇA - SEMENTE - FLOR









08 de Maio - LINHAÇA - SEMENTE - FLOR

A Linhaça é a semente da planta Linho, muito antiga e conhecida.
Ela também faz parte do meu cardápio cotidiano e tal qual a aveia, é um alimento funcional, saudável e energético.
Conhecida como Linho ou Linhaça Marrom e Linhaça Dourada, é melhor ser consumida em forma de farinha. Mas, com um porém, é melhor triturar a Linhaça aos poucos, pois se guardada em grande quantidade perde seu valor nutritivo e o pior, oxida em contato com o ar.
Além de nutritiva, a Linhaça tem baixa caloria e fornece óleos saudáveis ao nosso organismo.
Seu uso é ótimo para substituir ovos em receitas, já que a linhaça em contato com líquidos forma um gel, que dá liga com outros ingredientes.




Linhaça
Nome científico: Linum usitatissimum
Família: Linaceae









Os frutos da planta Linho são cápsulas que contêm várias sementes ovaladas, as Linhaças:








Benefícios da Linhaça

"A linhaça ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, ativa o intestino, alivia a tpm e colabora para eliminar gordurinhas.
Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes aos achados nos peixes gordos). Tem efeito anti-inflamatório, ativa o intestino, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. Também são descritos benefícios adicionais para o sexo feminino: atenua a retenção de líquidos típica do período pré-menstrual e tem se revelado promissora na prevenção do câncer de mama."
Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/beneficios-da-linhaca/371/




Dicas para o uso da Linhaça

"Primeiramente, jamais compre ou consuma a linhaça pré-moída, também chamada de farinha de linhaça, pois certamente estará em algum grau oxidada. Quanto mais oxidada maior a chance de forte flatulência, enxaqueca e diarréia. Esta farinha também pode ser uma fraude, sendo proveniente do subproduto da extração do óleo, ou seja, uma farinha desengordurada (sem ômega 3).


A linhaça obtém uma consistência de gel após sua germinação. Este é denominado mucilagem, que são as fibras hidrossolúveis da semente de linhaça. Nele serão encontrados traços de ácido fítico, que tem efeito antioxidante. Se você deseja  consumir mais de 2 colheres de sopa por dia, recomendamos que peneire e lave a semente germinada para extrair parte do ácido. Este consumo é ideal para tratar/prevenir problemas de digestão, úlceras e constipação."
Fonte: http://www.linhaca.net.br/ha-limite-diario-para-consumir-a-semente-de-linhaca/ 





Modo de usar:

Salpique a linhaça sobre as folhas da salada, misture ao arroz e ao feijão, ao montar seu prato ou bata no liquidificador, com os ingredientes da vitamina de frutas na hora do lanche. O importante é consumir ao máximo de 2 colheres (sopa) ao dia.



Planta do Linho - Linum usitalissimum:



"A Linhaça consumida com casca se extrai o óleo de linhaça que é rico em Ómega 3, Ómega 6 e Ómega 9.
Além disso o óleo da Linhaça é usado na indústria cosmética, em farmácias de manipulação e na pintura a óleo, sendo o veículo mais comum na preparação de tintas industriais artísticas a óleo.



Substituindo o uso de ovo por linhaça


Para cada ovo a ser substituído,

utilize 1 colher (sopa) de semente de de linhaça (triturada no liquidificador até virar uma farinha)
3 colheres (sopa) de água.
Deixe de molho de 15 a 30 minutos.
Quanto mais tempo de molho, mais espessa ficará a mistura.
Depois, é só juntar com os outros ingredientes das receitas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.