Translate

sábado, 16 de maio de 2015

16 DE MAIO - ARROZAL - ARROZ - CEREAL - GRÃO






16 de Maio - ARROZAL - ARROZ - CEREAL - GRÃO

O Arroz é um dos cereais mais utilizados para a alimentação do homem.  É milenar e continua sendo o principal alimento para os povos orientais.
"É a terceira maior cultura cerealífera do mundo, apenas ultrapassada pelo milho e trigo."
Quando usado em sua forma integral o arroz é muito nutritivo. Porém, quando ele é processado passando pelo beneficiamento,
onde é retirada sua casca, ou seja, é "limpo", tornando-se no popular arroz branco, perde praticamente todos seus nutrientes.
Aliás, todos os alimentos que passam pelo processo de beneficiamento perdem seus potenciais nutritivos. Realmente não dá para entender como pode ser chamado por alimento beneficiado, como o arroz e o trigo. "O ser humano é o único animal que 'mata' o alimento antes de consumi-lo", escreveu o grande escritor e iogue brasileiro, Professor Hermógenes.
Então o melhor mesmo é sempre a escolha dos grãos integrais.



Arroz
Oryza barthii, Oryza glaberrima, Oryza latifolia, Oryza longistaminata, Oryza punctata, Oryza rufipogon e Oryza sativa
Nome Científico: Oryza sativa
Família: Poaceae












Florescer do Arroz





Arroz Pronto para Colheita













Arrozal no Vale do Paraíba - São Paulo - Brasil




Arrozais na China





Yianyang - China

"Para poder ser cultivado com sucesso, o arroz necessita de água em abundância, para manter a temperatura ambiente dentro de intervalos adequados, e, nos sistemas tradicionais, de mão-de-obra intensiva. Desenvolve-se bem mesmo em terrenos muito inclinados e é costume, nos países do sudeste asiático, encontrarem-se socalcos onde é cultivado. Em qualquer dos casos, a água mantém-se em constante movimento, embora circule a velocidade muito reduzida."





Arroz Integral

Rico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos





Os nutrientes do arroz

"Noventa por cento das calorias do arroz vêm dos carboidratos. Meia xícara de arroz cozido representa uma das 6 a 11 porções diárias de carboidratos recomendadas pelos nutricionistas. O arroz integral é significativamente mais fibroso, com 1,6g de fibras por meia xícara, em comparação com 0,03g da mesma quantidade de arroz branco.
O conteúdo de proteína de arroz, entre 2,0 e 2,5mg por meia xícara, fica abaixo de outros cereais, mas o equilíbrio de aminoácidos supera os outros tipos de grãos.
As variedades de arroz enriquecidas contêm ferro e vitaminas do complexo B, e quando combinado com feijão e outras leguminosas, como ervilha ou lentilha, transforma-se em rica fonte de proteína.
Como é de fácil digestão, é útil para restabelecer as funções intestinais depois de uma crise de diarréia, e muito raramente provoca alergias."
Fonte: ABC dos alimentos 



A Diversidade do Arroz:

TiposCaracterísticas
Arroz VermelhoApresenta uma película vermelha em seus grãos
Arroz ParboilizadoPassa por tratamento em água fervente quando os nutrientes são transferidos para a parte interna dos grãos
Arroz BasmatiEspecialidade indiana, esse tipo de arroz é perfumado e saboroso. Muito utilizado na Itália, Portugal e Espanha, principalmente nas paellas
Arroz TailandêsTambém conhecido como Jasmim, apresenta aroma e textura macia
Arroz SelvagemRico em nutrientes, pouco calórico e geralmente utilizado em misturas com o Arroz Branco
Arroz JaponêsConhecido também como Cateto, tem grande quantidade de amido e deve ficar de molho durante 1 hora antes de ser cozido, o ponto ideal para o cozimento de sushis
Arroz RárisUma tipo que reúne sete cereais, entre eles oArroz Integral e o Selvagem
Arroz AgulhaÉ o arroz branco polido, o mais comum na culinária brasileira
Arroz IntegralRico em fibras, vitaminas e sais minerais pode ser encontrado em grãos longos ou curtos



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.