Translate

terça-feira, 19 de maio de 2015

19 DE MAIO - SOJA - LEGUMINOSA - PLANTA - SEMENTE - FLOR







19 de Maio - SOJA - LEGUMINOSA - PLANTA - SEMENTE - FLOR


A Soja é uma leguminosa que se destaca por seu alto valor nutricional e é bem versátil. Dela se extrai o óleo que é produzido e consumido em larga escala, principalmente no Brasil. Particularmente não consumo e nunca consumi óleo de soja e há uns anos nem o de milho. Apenas o óleo de girassol entra na minha cozinha por ser produzido de um grão sem modificação genética. 
Dos grãos de soja fermentados é feita a pasta de soja. Dos grãos moídos é produzido o queijo de soja, o Tofu, que é saudável, mas deve ser consumido com moderação. Em alguns lugares se consegue o Tofu produzido com a soja orgânica, sem modificação genética, que é plantada por pequenos produtores.
Da soja também é produzido o leite, o molho e a Proteína Texturizada de Soja, conhecida erroneamente como "carne de soja". Este não é recomendável o consumo por ser um tipo altamente processado, perdendo todos nutrientes.


A Soja é mais um grão geneticamente modificado, sendo o campeão dos alimentos transgênicos seguida pelo milho. O ideal é evitar seu consumo quando não se sabe se é transgênica ou não.
Outro ponto importante é que a plantação da soja e do milho é em grande escala e está causando maior desmatamento. Cada vez mais árvores são derrubadas para dar lugar aos pastos de bovinos. E, por conseguinte, para as plantações de grãos usados na ração para alimentação destes bovinos. Ou seja, é um círculo vicioso... infelizmente causado pelo egoísmo gastronômico do ser humano. Ele é o único animal que tem grande satisfação ao comer um cadáver animal.
A soja é nutritiva e possui proteína mas é muito importante ser preparada de forma correta para obter seus benefícios.



Soja
Feijão Soja, Feijão Chinês
Nome científico: Glycine max
Família: Fabaceae






 





















Os Nutrientes da Soja

"A soja é rica em proteínas. Dentre os sais minerais, os mais presentes são: potássio, cálcio, magnésio, fósforo, cobre e zinco. É fonte de algumas vitaminas do complexo B, como a riboflavina e a niacina, e também em vitamina C (ácido ascórbico). Porém é pobre em vitamina A e não contém vitamina D e B12.

Além destes nutrientes, a soja contém a isoflavona,4 5 também chamada de fitoestrógeno, que atua na prevenção de doenças crônico-degenerativas como o câncer de mama, de cólon de útero e de próstata. Sua estrutura química é semelhante ao estrógeno (hormônio feminino) e, por isso, é uma substância capaz de aliviar os efeitos da menopausa e da tensão pré-menstrual.
As propriedades estrógenas também ajudam a reduzir um outro problema causado pela deficiência hormonal: a osteoporose. Na maioria dos alimentos à base de soja, o teor de isoflavonas varia de 100 a 300 miligramas. As fibras dietéticas solúveis e insolúveis presentes na soja contribuem para a manutenção do nível glicêmico e para a melhora da sensibilidade à insulina, e por apresentar baixo índice glicêmico é relevante na prevenção e tratamento de diabetes e obesidade. O grão ainda possui ácido fítico, também chamado de Fitato."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Soja

"A pasta do missô é um condimento pré digerido que é livre de qualquer tipo de inibidor enzimático ou anti nutriente e ainda um suplemento de bactérias benéficas ao organismo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Obrigada.