Translate

sábado, 9 de maio de 2015

09 DE MAIO - GERGELIM - SEMENTE - FLOR









09 de Maio - GERGELIM - SEMENTE - FLOR


Mais uma semente preciosa, do Gergelim, que é também conhecida com o nome de Sésamo. Pequena e poderosa, este semente é rica em nutrientes e muito versátil, sendo a base para o óleo, molho, farinha, pasta, doce etc.
"Os nutrientes do Gergelim são melhores absorvidos quando triturados antes do consumo".
Muito usado na culinária árabe, turca e judaica. Também na Índia e no Japão.


Gergelim - Sésamo
Nome científico: Sezamo indicum
Família: Pedaliaceae



















Planta do Gergelim - Sezamo indicum:




Gergelim - Origem - Benefícios e Uso

"O gergelim, também conhecido como sésamo, é uma planta anual herbácea, gamopétala, originária do Oriente, pertencente à família das pedaliáceas (Sesamum indicum), com propriedades medicinais, de flores alvas, róseas ou vermelhas, hermafroditas, malcheirosas, dispostas nas axilas das folhas, e cujo fruto é cápsula oblonga, pubescente, com sementes oleaginosas, pequenas, amarelas, alvas ou pretas, arredondadas e levemente comprimidas.

É cultivada na Ásia tropical por causa de suas sementes, que fornecem até 50% de óleo (ou azeite) confeccionado de sementes cruas e aquele de sementes previamente torradas resultam em dois produtos distintos, sendo o último mais utilizado como condimento em pratos orientais.


As sementes de gergelim são ricas em manganês, cobre e cálcio (90 mg de cálcio por colher de sopa para sementes integrais (não descascadas) e 10 mg para sementes descascadas), e contém vitamina B1 e vitamina E. Elas contêm um poderoso antioxidante, que também é anticancerígeno. Elas também contêm fitoesteróis, que bloqueiam a produção de colesterol."

Os nutrientes do gergelim são melhores absorvidos se triturados um pouco antes do consumo.


A espécie preta é mais forte e é usada no preparo do gersal (gergelim e sal), um dos temperos básicos da cozinha macrobiótica. A semente clara depois de tostada e moída dá origem a uma farinha que se transforma em uma pasta conhecida como tahine."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Gergelim



Tahine - Pasta de Gergelim



Óleo de Gergelim


 "Como a maioria dos óleos vegetais, o óleo de gergelim é tão útil e delicioso em alimentos devido ao seu conteúdo de ácidos graxos. O óleo de gergelim contém uma grande variedade de ácidos graxos polinsaturados, incluindo sesamol e sesamina. Isso pode manter o sistema cardiovascular equilibrado e mantém os níveis de colesterol baixo. Ele também pode deixar cair os níveis de colesterol que o corpo já possui, reduzindo assim a aterosclerose. Isto significa que você está mais bem protegido de ataques cardíacos e derrames se adicionar óleo de gergelim na sua dieta."
Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-beneficios-do-oleo-de-gergelim-para-saude/


Doce de Gergelim



Biscoitos de Gergelim


2 comentários:

  1. Gostaria de saber mais sobre o gergelim preto da folha rosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sonia. O gergelim preto de folha rosa não conheço. Sei que o gergelim preto em geral, tem os benefícios similares ao do branco, porém mais concentrado.
      "Tem maior concentração de vitamina A e E, cálcio, fibras e vitaminas do completo B. É um forte aliado no tratamento de osteoporose bem como na prevenção da doença, ajuda a reduzir o colesterol ruim, estimula o bom funcionamento cerebral assim como previne doenças cardiovasculares, AVC’s e tromboses devido à presença de lecitina."

      Excluir

Deixe seu comentário. Obrigada.